Notícias

Beira Noivos no Pavilhão da Anil, Covilhã

A Beira Noivos, terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de Setembro no Pavilhão da Anil na Cidade da Covilhã.
Tudo o que precisa para um casamento de sonho, poderá encontrar neste certame…

Venha à Beira Noivos na Covilhã...e aproveite os programas e atividades da Beltour, para conhecer a Covilhã e a grande história da indústria Têxtil desta cidade e também à magnífica Serra da Estrela.
Beltour...conhecemos a nossa região...como ninguém!!

Chocalhos: Festival dos Caminhos da Transumância

Alpedrinha volta a dedicar três dias à Transumância. Nos próximos dias 14, 15 e 16 de Setembro, irá realizar-se a 17ª edição do Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância.
A iniciativa procura recordar a passagem dos rebanhos serranos pelas ruas da vila de Alpedrinha até às Campinas da Idanha.
A transumância - tema que ilustra o festival - assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o verão na Serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada Outono, para regressarem depois à Estrela quando a primavera se anunciasse.
Em destaque estará a animação de rua, com vários grupos nacionais e internacionais a percorrerem as ruas para promover o património material e imaterial pastoril da Beira Interior, com conversas, oficinas, video mapping, 5 palcos para concertos, mostras de artesanato e produtos da terra, maratona de BTT e a habitual caminhada com o rebanho.
O público irá reviver a tradição, com a caminhada iniciada na Praça do Município do Fundão, percorrendo os caminhos da Gardunha, até à Vila de Alpedrinha, onde os chocalheiros aguardam o rebanho que deixaram no início do percurso.

Fique a conhecer os nossos programas em www.beltour.pt
Visite-nos!

Festival da Cherovia na Covilhã

O casco histórico da cidade da Covilhã (Santa Maria) recebe de 20 a 23 de Setembro de 2018 a 11ª Edição do Festival da Cherovia. Este ano o festival surge com muitas novidades. Estejam atentos.

Mais ruas e largos, mais expositores, mais decoração, mais palcos, mais receitas de cherovia, mais animação, mais envolvência dos moradores, tudo associado à grande capacidade e única do festival que consiste na criatividade no que toca a receitas de cherovia. O visitante irá ter o privilégio de saborear dezenas de novas receitas, chefs de renome, a participação da restauração da cidade entre muitas novidades. Este facto é único e só acontece neste festival e na Covilhã. Grande DESTAQUE paras as ASSOCIAÇÕES e o ASSOCIATIVISMO.

O arranque do festival está agendado para quinta-feira, dia 20 Setembro, 1ª semana de aulas dos alunos da UBI e que já são uma forte participação. No decorrer do festival irão atuar para cima de uma dezena tunas universitárias contribuindo para o espirito universitário que a cidade vive.

Destaque para os concursos gastronómicos com duas categorias, sendo que na categoria profissional e amadora, bem como prémio para a decoração.

A não perder!

VIII Mercado Kosher em Belmonte

A 14 de outubro, Belmonte receber mais uma edição do Mercado Kosher.
Já conhece o programa da Beltour?
História Judaica de Belmonte... Segredos de uma religião!!
Com: visita guiada ao centro histórico e antiga judiaria, entrada e visita guiada no Museu Judaico e Sinagoga de Belmonte, degustação de produtos locais Kosher e ainda uma lembrança artesanal em memória da comunidade judaica de Belmonte.

Em exclusivo com a Beltour... ninguém conhece a nossa terra como nós!
Beltour...Somos Belmonte!!

Lenda da Marofa - Figueira de Castelo Rodrigo

LENDA DA MAROFA

Nos próximos dias 31 de agosto e 1 de setembro (sexta-feira e sábado) venha descobrir a história da Lenda da Marofa e outras estórias, através de um programa especial de animação musical, gastronomia, recriações ao vivo, visitas guiadas, oficinas e muita, muita festa!

A Lenda da Marofa assenta no caso de amor entre um cavaleiro cristão e a linda filha de um rico judeu que se refugiou em Castelo Rodrigo, de seu nome Ofa, que deu origem ao nome da serra: Serra da Marofa.

A Serra da Marofa é uma elevação com 977 metros de altitude, situada na região Centro (Região das Beiras) e sub-região da Beira Interior Norte, distrito da Guarda, na zona de Terras de Riba-Côa. Localizada, essencialmente, no território do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, é uma marca da paisagem de quem visita a aldeia histórica de Castelo Rodrigo.

Nos próximos dias 31 de agosto e 1 de setembro, o que propomos é a experienciação desta lenda e do património natural e paisagístico da serra da Marofa como base de criação do evento integrado no programa "12 em Rede". O programa inclui teatro, música, visitas guiadas, gastronomia e fotografia.

PROGRAMA

Sexta-feira, 31 de agosto

09:00 FOTOGRAFIA (CASTELO RODRIGO / MAROFA)
Tour Fotográfico* No final da manhã, cada fotógrafo selecionará um conjunto de fotografias que serão de imediato impressas e expostas.
12:30 GASTRONOMIA (JUNTA DE FREGUESIA CASTELO RODRIGO)
Almoço com Apresentação de Imagens
15:00 EXPOSIÇÃO (RUAS DE CASTELO RODRIGO)
Corda d' Imagens pela Aldeia Histórica
16:00 VISITAS GUIADAS/ENCENADAS PELAS RUAS DE CASTELO RODRIGO
Encontros com História: Ephraim Bueno Efraim Hezekiah Bueno, nascido em 1599, em Castelo Rodrigo, com o nome de Martim Alvares, formou-se em medicina, em Bordéus, e tornou-se médico e escritor em Amsterdão. Ficou célebre pelas pinturas e pelo retrato que o seu amigo Rembrandt legou à história da arte.
19:00 MÚSICA E DEGUSTAÇÃO, (CASA DA CISTERNA, CANTINHO CAFÉ, SALÃO DE CHÁ SABORES DO CASTELO, EXTERIOR DO PALÁCIO CRISTÓVÃO DE MOURA)
Por do Sol na Marofa
20:30 GASTRONOMIA (JUNTA DE FREGUESIA CASTELO RODRIGO)
Showcooking Com o Chef Álvaro Costa, acompanhado pela comunidade de Castelo Rodrigo, que trabalhará os produtos típicos da região.
Jantar Comunitário* Neste jantar pretende-se que a comunidade e os seus convidados possam degustar as iguarias preparadas no showcooking. 22:00 CONCERTO (PALÁCIO CRISTÓVÃO DE MOURA)
Les Saint Armand

Sábado, 01 setembro
10:00 VISITA GUIADA (POSTO DE TURISMO)
Visitas Guiadas Informais conduzidas pelos habitantes de Castelo Rodrigo.
13:30 GASTRONOMIA (CASTELO RODRIGO)
Almoço em Casa dos Próprios Habitantes*
19:30 MÚSICA E DEGUSTAÇÃO (CASA DA CISTERNA, CANTINHO CAFÉ, SALÃO DE CHÁ SABORES DO CASTELO, EXTERIOR DO PALÁCIO CRISTÓVÃO DE MOURA)
Por do Sol na Marofa
A Serra da Marofa marca a paisagem de quem visita a aldeia. Propõe-se um final de dia voltado para a Marofa, apreciando música e degustando produtos regionais de modo a potenciar a contemplação.
22:00 TEATRO PERFORMANCE (PALÁCIO CRISTOVÃO DE MOURA)
Amar Ofa
Propõe-se uma criação artística singular em residência artística, misturando profissionais das artes cénicas com atores locais da comunidade. Após os Heróis de Castelo Rodrigo, dedicamo-nos agora a criar sobre a lenda da Marofa, que mistura história, estórias, mito, amor e religião. 23:30 PIROTECNIA (TORREÕES DA MURALHA)
Fogo-de-Artifício


Venha com a Beltour descobrir a Aldeias Histórica de Figueira de Castelo Rodrigo!
www.beltour.pt

Belmonte Medieval 2018

É já este fim de semana que decorre em Belmonte, a Feira Medieval.
"Belmonte Medieval", é o mote para encher as ruas da Vila Histórica de Belmonte com animação, música, trajados a rigor, teatro, tasquinhas e muito mais …
Marque já na sua agenda e venha com a Beltour fazer uma viagem de regresso ao passado!
Conheça todos os nossos programas em www.beltour.pt

"The Castles Quest" - Aldeias Históricas de Portugal

Ciclistas vão “conquistar” as 12 Aldeias Históricas numa aventura sem igual em Portugal.
- The Castles Quest é um desafio em que os participantes, em BTT, têm de percorrer 600 quilómetros e as 12 Aldeias Históricas num tempo limite.
As bicicletas já estão a postos e as inscrições abertas para mais uma edição da grande aventura The Castles Quest. Um evento único, em Portugal, que leva os participantes a conhecer as 12 Aldeias Históricas de Portugal.
De 15 de setembro a 23 de setembro de 2018, os “cavaleiros” vão voltar a lançar-se à conquista de aldeias, castelos e fortalezas, depois do grande sucesso que constituiu a edição do ano passado. Em vez de cavalos, as montadas são bicicletas BTT, o que torna o The Castles Quest um desafio particularmente estimulante e que perdura na memória dos participantes.
Na aventura de oito dias, o percurso a realizar segue a GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas. O percurso circular, de 600 quilómetros, começa e termina na Aldeia Histórica de Linhares da Beira e a missão dos participantes será “conquistar” as 12 Aldeias Históricas de Portugal – Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Os ciclistas subirão um total acumulado de 13.398 metros.
O desafio é percorrer centenas de quilómetros, com total autonomia, em locais de elevado interesse histórico, como são os territórios onde estão inseridas as Aldeias Históricas de Portugal. A resistência e o sentido de orientação dos ciclistas irão ser postos à prova.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no website da iniciativa, em www.thecastlesquest.bike

Beijo Sem Fim ... Aldeia Histórica de Sortelha

Ruy de Carvalho, um dos atores mais queridos dos portugueses, e o cantor João Só vão encantar os visitantes da aldeia de Sortelha, nos dias 1 e 2 de junho, numa festa que promete ser inesquecível. Neste fim de semana, as Aldeias Históricas de Portugal prepararam uma série de iniciativas que não vão deixar ninguém indiferente!
A festa tem como tema central a famosa Lenda do Beijo Eterno, para sempre imortalizada em duas rochas que estão à entrada desta aldeia do concelho do Sabugal. Os visitantes vão ter a oportunidade de viver experiências únicas, em que acompanharão os residentes nas suas hortas e quintais e conhecerão as vivências do quotidiano dos habitantes. As próprias casas dos moradores de Sortelha irão abrir as portas para a realização de oficinas, em comunhão com quem mostrar interesse em participar.

Venha visitar este lindíssima Aldeia Histórica com a Beltour!

Baile Solidário "Principezinho com Nome de Rei"

Realiza-se no dia 04 de Maio no Pavilhão Multiusos de Belmonte um Baile Solidário, com a participação de vários artista da terra.
A Beltour apoia esta iniciativa...venha a Belmonte e ajude a ajudar!!
Em todos os nossos programas, visitas e atividades, aqueles que quiserem ajudar, podem agora deixar o seu contributo e ajudar o Dinis...ele sorri...nós agradecemos!!

Beltour... OBRIGADO