Notícias

Lenda da Marofa - Figueira de Castelo Rodrigo

LENDA DA MAROFA

Nos próximos dias 31 de agosto e 1 de setembro (sexta-feira e sábado) venha descobrir a história da Lenda da Marofa e outras estórias, através de um programa especial de animação musical, gastronomia, recriações ao vivo, visitas guiadas, oficinas e muita, muita festa!

A Lenda da Marofa assenta no caso de amor entre um cavaleiro cristão e a linda filha de um rico judeu que se refugiou em Castelo Rodrigo, de seu nome Ofa, que deu origem ao nome da serra: Serra da Marofa.

A Serra da Marofa é uma elevação com 977 metros de altitude, situada na região Centro (Região das Beiras) e sub-região da Beira Interior Norte, distrito da Guarda, na zona de Terras de Riba-Côa. Localizada, essencialmente, no território do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, é uma marca da paisagem de quem visita a aldeia histórica de Castelo Rodrigo.

Nos próximos dias 31 de agosto e 1 de setembro, o que propomos é a experienciação desta lenda e do património natural e paisagístico da serra da Marofa como base de criação do evento integrado no programa "12 em Rede". O programa inclui teatro, música, visitas guiadas, gastronomia e fotografia.

PROGRAMA

Sexta-feira, 31 de agosto

09:00 FOTOGRAFIA (CASTELO RODRIGO / MAROFA)
Tour Fotográfico* No final da manhã, cada fotógrafo selecionará um conjunto de fotografias que serão de imediato impressas e expostas.
12:30 GASTRONOMIA (JUNTA DE FREGUESIA CASTELO RODRIGO)
Almoço com Apresentação de Imagens
15:00 EXPOSIÇÃO (RUAS DE CASTELO RODRIGO)
Corda d' Imagens pela Aldeia Histórica
16:00 VISITAS GUIADAS/ENCENADAS PELAS RUAS DE CASTELO RODRIGO
Encontros com História: Ephraim Bueno Efraim Hezekiah Bueno, nascido em 1599, em Castelo Rodrigo, com o nome de Martim Alvares, formou-se em medicina, em Bordéus, e tornou-se médico e escritor em Amsterdão. Ficou célebre pelas pinturas e pelo retrato que o seu amigo Rembrandt legou à história da arte.
19:00 MÚSICA E DEGUSTAÇÃO, (CASA DA CISTERNA, CANTINHO CAFÉ, SALÃO DE CHÁ SABORES DO CASTELO, EXTERIOR DO PALÁCIO CRISTÓVÃO DE MOURA)
Por do Sol na Marofa
20:30 GASTRONOMIA (JUNTA DE FREGUESIA CASTELO RODRIGO)
Showcooking Com o Chef Álvaro Costa, acompanhado pela comunidade de Castelo Rodrigo, que trabalhará os produtos típicos da região.
Jantar Comunitário* Neste jantar pretende-se que a comunidade e os seus convidados possam degustar as iguarias preparadas no showcooking. 22:00 CONCERTO (PALÁCIO CRISTÓVÃO DE MOURA)
Les Saint Armand

Sábado, 01 setembro
10:00 VISITA GUIADA (POSTO DE TURISMO)
Visitas Guiadas Informais conduzidas pelos habitantes de Castelo Rodrigo.
13:30 GASTRONOMIA (CASTELO RODRIGO)
Almoço em Casa dos Próprios Habitantes*
19:30 MÚSICA E DEGUSTAÇÃO (CASA DA CISTERNA, CANTINHO CAFÉ, SALÃO DE CHÁ SABORES DO CASTELO, EXTERIOR DO PALÁCIO CRISTÓVÃO DE MOURA)
Por do Sol na Marofa
A Serra da Marofa marca a paisagem de quem visita a aldeia. Propõe-se um final de dia voltado para a Marofa, apreciando música e degustando produtos regionais de modo a potenciar a contemplação.
22:00 TEATRO PERFORMANCE (PALÁCIO CRISTOVÃO DE MOURA)
Amar Ofa
Propõe-se uma criação artística singular em residência artística, misturando profissionais das artes cénicas com atores locais da comunidade. Após os Heróis de Castelo Rodrigo, dedicamo-nos agora a criar sobre a lenda da Marofa, que mistura história, estórias, mito, amor e religião. 23:30 PIROTECNIA (TORREÕES DA MURALHA)
Fogo-de-Artifício


Venha com a Beltour descobrir a Aldeias Histórica de Figueira de Castelo Rodrigo!
www.beltour.pt

Belmonte Medieval 2018

É já este fim de semana que decorre em Belmonte, a Feira Medieval.
"Belmonte Medieval", é o mote para encher as ruas da Vila Histórica de Belmonte com animação, música, trajados a rigor, teatro, tasquinhas e muito mais …
Marque já na sua agenda e venha com a Beltour fazer uma viagem de regresso ao passado!
Conheça todos os nossos programas em www.beltour.pt

"The Castles Quest" - Aldeias Históricas de Portugal

Ciclistas vão “conquistar” as 12 Aldeias Históricas numa aventura sem igual em Portugal.
- The Castles Quest é um desafio em que os participantes, em BTT, têm de percorrer 600 quilómetros e as 12 Aldeias Históricas num tempo limite.
As bicicletas já estão a postos e as inscrições abertas para mais uma edição da grande aventura The Castles Quest. Um evento único, em Portugal, que leva os participantes a conhecer as 12 Aldeias Históricas de Portugal.
De 15 de setembro a 23 de setembro de 2018, os “cavaleiros” vão voltar a lançar-se à conquista de aldeias, castelos e fortalezas, depois do grande sucesso que constituiu a edição do ano passado. Em vez de cavalos, as montadas são bicicletas BTT, o que torna o The Castles Quest um desafio particularmente estimulante e que perdura na memória dos participantes.
Na aventura de oito dias, o percurso a realizar segue a GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas. O percurso circular, de 600 quilómetros, começa e termina na Aldeia Histórica de Linhares da Beira e a missão dos participantes será “conquistar” as 12 Aldeias Históricas de Portugal – Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Os ciclistas subirão um total acumulado de 13.398 metros.
O desafio é percorrer centenas de quilómetros, com total autonomia, em locais de elevado interesse histórico, como são os territórios onde estão inseridas as Aldeias Históricas de Portugal. A resistência e o sentido de orientação dos ciclistas irão ser postos à prova.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no website da iniciativa, em www.thecastlesquest.bike

Festa da Cereja em, Alcongosta

A festa da Cereja em Alcongosta está de volta no fim de semana de 8 a 10 de junho.
Não faltará animação, muitas tasquinhas e claro a Cereja da gardunha!
Venha fazer parte desta festa com a Beltour, preparamos-lhe um programa único cheio de atividades, desde o passeio pela quinta das Cerejas, apanha, prova de produtos relacionados com a cereja, oferta de um cartucho com cerejas, visitas guiadas e muito mais….
Contacte-nos!

Beijo Sem Fim ... Aldeia Histórica de Sortelha

Ruy de Carvalho, um dos atores mais queridos dos portugueses, e o cantor João Só vão encantar os visitantes da aldeia de Sortelha, nos dias 1 e 2 de junho, numa festa que promete ser inesquecível. Neste fim de semana, as Aldeias Históricas de Portugal prepararam uma série de iniciativas que não vão deixar ninguém indiferente!
A festa tem como tema central a famosa Lenda do Beijo Eterno, para sempre imortalizada em duas rochas que estão à entrada desta aldeia do concelho do Sabugal. Os visitantes vão ter a oportunidade de viver experiências únicas, em que acompanharão os residentes nas suas hortas e quintais e conhecerão as vivências do quotidiano dos habitantes. As próprias casas dos moradores de Sortelha irão abrir as portas para a realização de oficinas, em comunhão com quem mostrar interesse em participar.

Venha visitar este lindíssima Aldeia Histórica com a Beltour!

Baile Solidário "Principezinho com Nome de Rei"

Realiza-se no dia 04 de Maio no Pavilhão Multiusos de Belmonte um Baile Solidário, com a participação de vários artista da terra.
A Beltour apoia esta iniciativa...venha a Belmonte e ajude a ajudar!!
Em todos os nossos programas, visitas e atividades, aqueles que quiserem ajudar, podem agora deixar o seu contributo e ajudar o Dinis...ele sorri...nós agradecemos!!

Beltour... OBRIGADO

Festas do Concelho de Belmonte

Belmonte vai estar em festa de 20 a 26 de abril, com as Festas do Concelho.
Um cartaz com muita animação e espetáculos a não perder!
Aproveite para nos visitar ... !


Dia 20 de Abril - Santamaria
Dia 21 de Abril - Amor Electro
Dia 22 de Abril - João Seabra
Dia 24 de Abril - Sons do Minho

Carlos Alberto Moniz apresenta “Cantar Poetas”

Carlos Alberto Moniz apresenta “Cantar Poetas”, um espetáculo único de guitarra e voz, onde o cantautor interpreta canções para poemas de: Amilcar Cabral, Anthero de Quental, José Afonso, José Carlos Ary dos Santos, Manuel Alegre, Natália Correia, entre outros.
Concerto dia 16 de Março, 21h00, no Auditório Municipal.

Festas do Concelho de Belmonte

Mais novidades para as festas do 25 de Abril em Belmonte.
Em Abril Belmonte vai estar ao rubro, música, teatro, cultura, gastronomia, exposições, literatura, visitas guiadas, museus, monumentos, experiências, costumes e tradições...
Quer mais motivos para vir a Belmonte, só temos mais 1... Beltour Turismo e Eventos, em exclusivo para si.
Beltour...vive Belmonte!!

VII Mercado Kosher em Belmonte

A Vila de Belmonte recebe mais uma edição do Mercado Kosher, no dia 10 de setembro no Largo do Castelo em Belmonte.
Este ano, poderá assistir a duas visitas encenadas pela cultura judaica.
Ponto de encontro: Museu Judaico de Belmonte, limite: 30 pessoas. Atividade gratuita.
Horários: 11h00 e 16h00

Aproveite para conhecer com a Beltour a história, o património, os monumentos e a gastronomia desta belíssima Aldeia Histórica de Portugal.

"Muralhas com História" em Sortelha

"Muralhas com História” 2017, um evento temático que irá decorrer na Aldeia Histórica de Sortelha, de 22 a 24 de setembro.
A edição deste ano transportar-nos-á ao Reinado de D. Afonso IV, O Bravo (1325-1357), perspetivando-se que sejam abordadas as vicissitudes da manutenção da fronteira definida por D. Dinis, seu pai e todas as quezílias em que D. Afonso IV se viu envolvido ao longo da vida, destacando-se as que travou contra os seus irmãos bastardos, D. Afonso Sanches e D. João Afonso.
Partindo do burgo medieval de Sortelha, procuraremos abordar a perspetiva que o homem medieval tinha do mundo com todas as imprecisões, mitos e lendas que o desconhecimento alimenta, foi neste facto, mais concretamente na imagem “L'image du monde” da autoria de Gautier de Metz que buscámos inspiração para a edição deste ano.
Sortelha é o cenário ideal para um evento desta natureza…

Aproveite para visitar com a Beltour!

Há Música no Coreto

Concerto de Manta de Ourelos pelas 21horas no Coreto do Jardim Municipal de Belmonte.
Manta de Ourelos nasceu na beira baixa, com base das suas raízes tradicionais com o intuito de divulgar instrumentos tradicionais e medievais. O seu repertório tem como base músicas perdidas no tempo, e músicas medievais. As suas harmonias são transmitidas com a alma dos músicos onde nos transporta para muitos séculos atrás. Os seus instrumentos principais são as gaitas de fole, sanfona, caixa beiroa e bombo, bouzuki entre outros.

Lisbon Music Fest - Atuações em Belmonte

O Lisbon Music Fest - Lisbon International Youth Music Festival é um festival internacional de orquestras, coros, jazz big bands e ensembles de música de câmara, reunindo jovens músicos de todo o mundo.
Na sequência do enorme sucesso alcançado em 2015 e 2016, o Lisbon Music Fest regressa para a sua 3.ª edição, a qual decorre entre 9 de julho e 5 de agosto de 2017..
São mais de 25 concertos nas principais salas, auditórios e espaços ao ar livre das cidades de Lisboa, Batalha, Évora, Elvas, Peniche e Belmonte. É esperada uma audiência total superior a 20.000 pessoas..
Este formato, habitual nas principais cidades da Europa, Estados Unidos ou Austrália, não existia em Portugal e tem uma enorme procura internacional pelas largas centenas de agrupamentos musicais que todos os anos realizam digressões..
Afirmando-se como um evento pioneiro em Portugal e esperando consolidar-se como um festival de jovens músicos, inovador a nível nacional, e de referência no circuito internacional, o Lisbon Music Fest visa contribuir para a promoção da cidade de Lisboa e de Portugal a nível cultural e artístico..

Datas em Belmonte: .
17 de Julho, Castelo de Belmonte, 21h00: Kfar Saba Youth Orchestras (Israel).
23 de Jullho, Castelo de Belmonte, 21h00: Afula Conservatory Orchestra, Choir and Big Band.

Há Música no Coreto - Jardim Municipal de Belmonte

Rodrigo Maurício

Autor e coordenador do projeto “Acordeão em Espetáculo” desde 2002, participação em diversos eventos em Portugal e no estrangeiro e vários trabalhos discográficos gravados.
Em 2007, foi o vencedor do “Prémio do Público”, no IV Festival Internacional “Acordeões do Mundo”, em Torres Vedras.
Em 2014, participa como músico convidado da marca de Acordeões "Mengascini" Musikmesse em Frankfurt - Alemanha.
Participou, em duo com a sua irmã Teresa Maurício, na "Festa das Festas" do Continente - Parque Eduardo VII e na Sala Tejo do Meo Arena.
Em 2015 e 2016, participou como "Músico Solista" nos Casinos de Portimão e Albufeira.
No dia 22 de Junho, na atuação em Belmonte, contará com a presença de Virgílio Faleiro.

Festas do Concelho de Belmonte & Semana do Brasil

Belmonte está em Festa!
De 17 a 21 de abril decorre a Semana do Brasil, com várias atividades para o público em geral, desde workshops de pintura, culinária, exposições, jogos indígenas, entre outras atividades.
Poderá consultar o calendário de eventos na integra na página do facebook Play Belmonte em acção.
No dia 21 de abril pelas 22h30 poderá assistir no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte, ao concerto do grupo Expensive Soul, dia 22 concerto com Marco Paulo às 22h30, no dia 23 pelas 22h00 atua o fadista Nuno da Câmara Pereira no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, e no dia 24 concerto de Cuca Roseta.
Um cartaz cheio de música e animação.

Aproveite para conhecer a Vila Histórica de Belmonte com a Beltour!

"Ceuta Ontem. Ceuta Hoje." Em Belmonte

Numa parceria com o World of Discoveries - Museu Interativo e Parque Temático, a Ciudad Autonoma de Ceuta e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, inaugurou no dia 13 de Novembro, a exposição “Ceuta Ontem. Ceuta Hoje. 600 anos de Encontro de Culturas entre Atlântico e Mediterrâneo”, que estará patente no Castelo de Belmonte até Maio de 2017.
Venha visitar com a Beltour!

Festas do Concelho de Belmonte

Programa

24 de Abril
21h00 - Noite na Biblioteca
22h00 - Atuação do Grupo SIRILANKA (Gimnodesportivo de Belmonte)
00h00 - Fogo de 41 Morteiros

25 de Abril
09h00 - Alvorada
10h30 - Hastear da Bandeira e Arruada
11h30 - Sessão Solene
15h00 - Sessão de Cinematografia e de Poesia sobre o 25 de Abril (Museu Judaico)
16h00 - Jogo de Veteranos (Estádio Municipal de Belmonte)
17h00 - Concerto com a Escola de Música de Belmonte (Largo do Pelourinho)
21h00 - Missa seguida de Procissão em Honra de Nossa Senhora da Esperança
23h00 - Baile com Virgílio Faleiro (Gimnodesportivo de Belmonte)
03h00 - DJ DILCIO

26 de Abril
09h00 - Alvorada
09h30 - Receção aos Convidados
10h00 - Hastear das Bandeiras
10h30 - Sessão Solene
12h00 - Romagem à Estátua de Pedo Álvares Cabral
12h30 - Missa Solene
13h15 - Procissão
16h00 - Lançamento do Livro VERA CRUZ de João Morgado (Museu Judaico)
17h00 - Espetáculo de Acordeão com Tó Clérigo (Largo do Pelourinho)
21h30 - Concerto D.A.M.A (Gimnodesportivo de Belmonte)